Não deixe para as altas temporadas, chama o Lenhador agora e evite acidentes.
Prevenir é sempre melhor!
O Brasil possui verões úmidos e com altas tendências a tempestades. Dessa forma, a probabilidade de queda das árvores aumenta exponencialmente.
Hoje falaremos sobre a PODA DE PREVENÇÃO, que tem a função de evitar acidentes com quedas de galho durante os períodos chuvosos, por isso devem ser feitas anteriormente. Cada planta possui seu período adequado para corte, influenciado pela época frutífera, pelo período de repouso vegetativo ou época de floração.
Existem diversos tipos de poda, como a de limpeza, poda de condução, poda de crescimento, poda em “v”, etc. para tal, é necessário um profissonal qualificado para que seja feito de maneira correta.
É importante saber o que está fazendo:
Segundo o Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF) “O conhecimento das características das espécies mais utilizadas na arborização de ruas, das técnicas de poda e das ferramentas corretas para a execução da poda permite que esta prática seja feita de forma a não danificar a árvore. Entretanto, a poda sempre será uma agressão à árvore. Sempre deverá ser feita de modo a facilitar a cicatrização do corte. Caso contrário, a exposição do lenho permitirá a entrada de fungos e bactérias, responsáveis pelo apodrecimento de galhos e tronco, e pelo aparecimento das conhecidas cavidades (ocos)”.
Mas como sei se está na hora de podar?
Levando em conta a Poda de Prevenção, as épocas adequadas estão entre os meses de agosto e setembro, os outros tipos podem ser feitos ao longo do ano de acordo com as recomendações de um especialista.
Algumas situações requerem a retirada de árvores inteiras, por apresentarem grande riscos de queda, dessa forma, após a análise da situação, é possível evitar uma tragédia.
Para o perímetro urbano, é recomendado plantar árvores como Resedá, Manacá da Serra, Pata-de-vaca, Quaresmeira, Dama-da-noite, etc. Pois possuem florescimento agradavél ou tolerantes a podas drásticas ou que não apresentem grande altitude.
No entanto, é muito importante se atentar para as características que uma árvore para arborização urbana deve ter, como possuir madeira resistente a quebra ou ataque de cupins, não ser tóxica, não possuír raíźes superficiais, agressivas ou espinhos, tampouco ser uma espécie invasora ou que possua flores ou frutos grandes.
Podas de Equilíbrio, podas de crescimento, podas de coqueiro
Nós preferimos cuidar, do que ter que cortar ou remover uma árvore! Usamos nosso espaço para dar informação sobre o cuidado com o meio ambiente!
O Lenhador faz poda de árvores para manter o equilíbrio, não deixar em contato com fios, evitar as quedas e ainda orienta sobre cuidados com a raiz, cupins etc.